24 junho, 2008

Por um fio



Ela sempre levou a vida por um fio, mas hoje preferiu fazer diferente. Em vez de negar a espessura puída do seu limite, ela resolveu adornar os filamentos tênues que ligam seus sentimentos à eloqüência da razão para ver se encarava melhor os reveses do dia-a-dia. Era uma forma de tornar os sentimentos mais lustrosos diante da ausência notória de brilho nesses últimos dias.

Para tanto, trouxe de casa miçangas das mais variadas cores para dar início a um esforço religioso: sentar-se toda tarde em sua cama para desfilar nas miçangas, uma a uma, seu rosário de novas expectativas. O exercício quase sempre varava a noite, já que não era das mais simples tarefas. Era preciso mirar bem o fio para acertar o eixo que sustentaria a miudeza própria de toda aquela pedraria colorida.

Mesmo de aparência frágil, as miçangas se mantêm intactas ao caírem no chão. Daí a razão de sua escolha. Tudo o que ela era buscava naquele momento era ver sua força novamente polida, tilintando num peito vistoso. Apesar da beleza incontestável, a moça já não escondia mais as ranhuras da louça que do mundo a protegia.

Até pegar o ritmo, ela precisou de muita paciência. A linha comandada de forma um tanto vacilante muitas vezes se esgueirava para encontrar o cerne de cada jóia, escolhida a dedo para se apresentar como o espelho precioso de suas sensações. Cada tentativa lhe doía um pouco o dedo, mas nada que abalasse a crença de ver sua vida refeita, desta vez traçada a um fio adornado por suas próprias mãos. Eis aí a sua mais rara preciosidade a ser com tempo resgatada.


4 comentários:

Poeta Mauro Rocha disse...

É ultimamente ando por um fio, mas é a vida, só não pode é cair do fio.Goste desse texto.

MAURO ROCHA

Mimi disse...

Puxa, mas tá perfeito assim!

Sou eu, me recosturando dia a dia, fio a fio.

Bora ser rendeira e fazer um traçado bonito com a vida!

beijo, Daniel

Tayná. disse...

sabe quando um sorriso nasce depois que vem o ponto final? pois é.

Auréola Branca disse...

Ensina-me a tecer meu coração, de uma ponta a outra, como fez nesse belíssimo post? Posso escolher as miçangas de cor branca e preta para isso?

Abraços carinhosos e saudosos.